Engenharia Futuro
Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.
*O envio por e-mail sera somente para promoções.
Grafeno na Engenharia Civil
O Grafeno é obtido a partir da grafite, através de assemblagem atómica linear e possui as propriedades ideais para ser usado na indústria da construção.
Fonte: engenhariacivil.com, massa cinzenta
O Grafeno é obtido a partir da grafite, através de assemblagem atómica linear e possui as propriedades ideais para ser usado na indústria da construção, nomeadamente a sua inertidade e ductilidade.
1 metro quadrado de rede de grafeno poderia suportar ate 4 quilos; o incrível é que a rede pesaria 0,77 miligrama e seria praticamente invisível.
200 vezes maior que a do aço é a sua resistência.
6 mil átomos ou seja, uma área inferior a 20 nanômetros (nona potência negativa)– tornam o grafeno o material termodinamicamente mais instável conhecido. Mas com 24 mil átomos ele se torna o material mais estável conhecido.
As perquisas e desenvolvimento do material ate aqui já o levaram ao preço deUS$ 100/cm2, um grande avanço considerando que o valor inicial era de 1 milhao.
150 gigahertz é a velocidade do transistor criado pela IBM usando grafeno; o mais rápido de silício alcança cerca de 40 GHz.
3 milhões de camadas de grafeno empilhadas têm altura de 1 milímetro.
1 átomo é a espessura do material
No concreto
O grafeno, chamado de “a matéria-prima do século 21″, por causa de sua ampla gama de potenciais aplicações, já é realidade nos laboratórios fora do país que se dedicam a estudá-lo como agregado do concreto. Na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, blocos do material foram desenvolvidos com sucesso, apresentando características como leveza, resistência e alto desempenho termoacústico. O próximo passo é viabilizar a produção em escala industrial, o que, no entender dos pesquisadores, pode acontecer a partir de 2015.
O material fará uma harmonia perfeita na composição de elementos Pré-fabricados.
Revestimento
São as propriedades hidrofóbicas e de condutividade do grafeno, que permitem ao novo revestimento, ter uma durabilidade igual ou superior aos revestimentos tradicionais. O grafeno tem a vantagem de poder ser aplicado com uma menor espessura, devido à sua espessura monoatómica, o que se traduz numa economia substancial de material em grandes obras de construção, como pontes metálicas ou edifícios de grande dimensão.
Mas a maior vantagem reside na não utilização de substâncias tóxicas baseadas em Crómio Hexavalente, o que lhe confere um carácter sustentável e ecológico e que poderá revolucionar a indústria de produção de elementos metálicos para construção.
À Parte: O que mais surpreende no Grafeno é o seu grande leque de possibilidades em aplicação. Ele apresenta propriedades que estão sempre em choque em outros materias, é leve e resistente, é um metal e ainda termoacustico. Um grande ponto na construção civil é a dificuldade de elaborar obras leves e resistentes ao mesmo tempo. O Brasil como um país ainda incidente em infra-estruturar certamente tem muito em aproveitar desse material futuramente. Apostar no desenvolvimento do Grafeno no país é de grande interesse para o setor da engenharia civil.
Tags: Completo engenheiro, Site de engenharia civil, engenharia, grafeno.
Veja Você Também: