A construção da Usina de Três Gargantas foi iniciada em 3 de dezembro de 1992, e é a ultima palavra em energia de elétrica no mundo.
Três Gargantas, a maior hidrelétrica do mundo.
A construção da Usina hidrelétrica de Três Gargantas foi iniciada em 3 de dezembro de 1992, e é a ultima palavra em energia de elétrica no mundo. Até fins de 2004, quatro turbinas entraram em funcionamento. Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade concebida da barragem deverá ser de 18 200 megawatts (sexta potência), ultrapassando a potência de Itaipu, até então a maior usina hidrelétrica em potência instalada no mundo.
Outro grande encontrado na execução desse projeto da maior hidreletrica do mundo foi na questão da cura do concreto. Como já sabemos essa etapa é extremamente importante para construções feitas com esse material. O cimento adicionado a água causa uma reação que gera o aumento de calor na mistura, esse calor atinge níveis consideráveis quando se fala no uso de milhões de toneladas que foram usadas nas barragens da usina. A parte interna se esfria com mais lentidão do que a externa, ela expande, causando rachaduras devido as tensões contrarias. Além de aditivos, foram usadas tubulações que passaram por dentro do concreto para acelerar o resfriamento.
O cuidado com transbordamento que é comum em hidrelétricas, teve ainda mais rigor nesse projeto. A água transborda pela parte mais alta e desce com grande força até sua base, danifica sua fundação e leva a estrutura em colapso e desmoronamento. Foram concretadas pesas em forma de rampas, diminuindo a força de impacto, direcionando a água para cima, se dissipando no ar.
Todas essas questões foram vencidas com sucesso, exceto a do acumulo de sedimentos em volta da hidrelétrica, mostrando ineficiência nos métodos de drenagem desse material.
Alguns dados da usina.
Capacidade = 22 500MW
Altura da barragem = 181m
Extensão da barragem = 2309m (só concreto)
Período de construção = 1994 – 2006
Localização = Ychang, Hubei, China
Turbinas: 32 (6 subterrâneas)
Reservatório:Extensão: 600 km
Notícias
Fonte: wikpedia, motherboard, institutodeengenharia
À Parte: Quando se fala principalmente em mega construções como esta, são observados pontos negativos geralmente, impactos ambientais. Vários pontos são analisados para concluir aprovação da relação entre custo- beneficio, no caso do três gargantas o maior beneficio foi a grande redução na geração da energia retirada do carvão, a maior fonte de energia usada na china e que gera muitos impactos ambientais.
O peso concentrado em uma única região do planeta levou a NASA a calcular que Três Gargantas alterou a rotação da Terra e fez o dia alongar em 0,06 microssegundos.
Tags: Completo engenheiro, Site de engenharia civil, engenharia, Hidreletrica três gargantas.
Veja Você Também:
Para se fazer história é preciso primeiro aprender com as que já foram escritas. Não foi diferente com os três gargantas, a hidrelétrica chinesa usou seis usinas como referência para sua construção: Debdon, na Grã-Bretanha, construída em 1863; Mareges, na França, de 1935; Hoover, nos Estados Unidos, de 1936; Grand Coulee, também nos Estados Unidos, de 1941; Krasnoyarsk, na Rússia, de 1972, e Itaipu, que entrou em operação em 1984. Todas pensadas por grandes e completos engenheiros.
Vários desafios tiveram de ser vencidos para esse grande feito se tornasse real.
Uma Hidrelétrica não é construída em cima de um rio, então é necessário desviar a água. Algo que não foi tão simples de ser feito devido a grandeza do rio Yang-Tsé, por isso O lago causou a inundação de 13 cidades chinesas e exigiu que 1,2 milhão de pessoas fossem deslocadas.
Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.
*O envio por e-mail sera somente para promoções.