top of page

A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam.

 

Entenda um pouco mais sobre a classificação dos solos.

classificaçao dos solos, granulmetria

 

O solo é a camada superficial da Terra. De maneira geral, ele é conhecido como sendo “a terra”, aquilo em que pisamos; mas sob o ponto de vista da Geografia, é o espaço utilizado e transformado pelo homem e pelos demais seres vivos, sendo, portanto, uma importante fonte de vida. Os solos são, dessa forma, um elemento natural que compõe a paisagem terrestre. O mal entendimento do comportamento do solo pode encarretar em patologias nas construções.

Existe uma classificação dos solos e eles originam-se do processo de decomposição ou desagregação das rochas, graças às ações do intemperismo. Em razão disso, suas características e composições estão diretamente vinculadas às rochas que lhe deram origem, associadas também às heranças e marcas causadas pelo tempo.

 

A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam. Aspectos ambientais do local do perfil, tais como clima, vegetação, relevo, material originário, condições hídricas, características externas ao solo e relações solo-paisagem, são também utilizadas.

Notícias

Please reload

Please reload

 

Veja Você Também:

Fonte: alunosonline

 

À Parte: Evidente que a resistência de um solo esta relacionada a sua classificação, na construção civil solos do tipo areias compactas a muito compactas e argilas rijas a duras, são as que obtém mais resistência. No entanto um engenheiro não escolhe onde uma obra será construída. O que é feito, é uma sondagem do terreno para se determinar o tipo de fundação a ser feita. É de especialidade do profissional de fundações o conhecimento adequado a vasta área da geotecnia, porem é também de competência do engenheiro civil conhecer do assunto.

Tags: Completo engenheiro, Site de engenharia civil, engenharia, Classificação dos solos.

 

  -Entenda como ocorre a Terraplenagem.


A classificação de um solo se inicia com a descrição morfológica do perfil e coleta de material de campo, que devem ser conduzidas conforme critérios estabelecidos em manuais (IBGE, 2005; LEMOS; SANTOS, 1996; SANTOS et al., 2005), observando-se o máximo de zelo, paciência e critério na descrição do perfil e da paisagem que ele ocupa no ecossistema.

As características morfológicas observadas em campo necessitam ser descritas de forma completa, conforme os referidos manuais, recomendando-se os cuidados necessários para registrar com exatidão a designação dos horizontes do perfil (EMBRAPA, 1988b; SANTOS et al., 2005) e todas as características morfológicas usuais e extraordinárias. São muito relevantes as anotações quanto ao fendilhamento do solo, microrrelevo (gilgai), cores indicativas de oxidação e redução, altura e flutuação do lençol freático, horizontes ou camadas coesas ou compactadas, profundidade das raízes no perfil, atividade biológica ao longo do perfil e quaisquer ocorrências pouco usuais ou extraordinárias.

 

Os solos diferenciam-se um dos outros entre os diversos lugares da Terra em virtude da influência do clima em suas composições. Assim, zonas com maior temperatura e umidade, por exemplo, formam solos diferentes daqueles existentes em regiões de clima mais seco e ameno.

Classificação do Solo:

Tipos de solo

Quanto às suas tipologias, os solos possuem uma ampla variedade, apresentando diferentes cores, texturas, porosidades e outras características.

Arenoso

Os solos do tipo arenoso são aqueles que mais sofreram com as ações do intemperismo. Eles possuem uma grande quantidade de minerais primários e oferecem grandes dificuldades para a permanência de plantas e micro-organismos em função da sua elevada porosidade e permeabilidade, que impedem o acúmulo de água e nutrientes.

Orgânico ou Organossolos

Ao contrário dos solos arenosos, os orgânicos são extremamente férteis em razão da elevada quantidade de nutrientes neles existente, o que ocorre graças à decomposição de plantas, corpos de animais e micro-organismos.

Argiloso

São solos compostos, basicamente, por ferro e alumínio, sendo bastante úmidos em face de sua baixa permeabilidade. São relativamente férteis e permitem a presença de vegetações, porém não é indicado para a prática da agricultura.

Áridos

São aqueles solos que se formaram ou se transformaram em regiões com baixos índices de chuvas, com pouquíssimas quantidades de água. Sofrem bastante com as ações do intemperismo e costumam ser pouco férteis.

Latossolos

Solos minerais cuja coloração varia de acordo com os tipos de minerais predominantes. Podem ser vermelhos, amarelos e alaranjados. Apresentam muitos desgastes em suas superfícies e são suscetíveis a erosões.

Parabéns

Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.

*O envio por e-mail sera somente para promoções. 

bottom of page