top of page

 

As infiltrações são os danos mais comuns nas construções e podem ser encontradas nas mais variadas edificações. A infiltração é ocasionada na maior parte das vezes pela má instalação hidráulica do local. Se essas instalações não forem bem aplicadas ocorrerão vazamentos e, consequentemente, infiltrações na estrutura do local. Quando uma instalação hidráulica é bem aplica, a vedação correta impede que a água escorra e entre em contato com o concreto. Algumas infiltrações são causados quando uma edificação absorve de modo exorbitante a umidade do solo, prejudicando os materiais que formam a estrutura.

A infiltração de início pode parecer algo relevante, que não influenciará em nada na edificação, porém o problema é maior e fica ainda mais grave quando não tratado. O problema pode ser diagnosticado no momento de aplicação das instalações, onde se encontra alguma falha na instalação ou então no processo de impermeabilização.

Um fato curioso é que as infiltrações podem ocorrer através de outras patologias também, como as trincas e rachaduras. Mas como isso ocorre? Simples. As águas de chuva com o auxílio do fator gravitacional (aceleração natural da gravidade) escorrem pela fachada da edificação e adentram as rachaduras e trincas. E ao entrar nessas trincas e rachaduras as infiltrações podem dobrar o problema. Ou seja, ao detectar uma patologia é necessário que urgentemente seja feito um estudo para assim resolver os defeitos causados.

A patologia da construção civil tem como preocupação fundamental o conhecimento das causas dos problemas e como evitá-los.

 

As patologias mais comuns em construções civis

 

A patologia da construção civil tem como preocupação fundamental o conhecimento das causas dos problemas e como evitá-los. Muitos estudos já foram realizados com esse objetivo, e já é possível ter uma ideia geral sobre causas de patologias. Pesquisas feitas na Europa, por exemplo, na década de 70, mostraram que a origem das falhas está, em primeiro lugar, no projeto deficiente; em segundo lugar, em falhas de execução; em terceiro, nos materiais empregados; em quarto, na má utilização dos edifícios pelos usuários. É preciso cuidados maiores pois não se usam concretos impermeáveis ou o de Pós-Reativos.

patologias construçao civil, infiltraçao
patologias construçao civil, trincas

 

À Parte: Um erro de grandes engenheiros civis esta ao negligenciar as obras. Não somente elaborar os projetos mais também acompanha-las é de responsabilidade do completo engenheiro. Infelizmente essa pratica irresponsável é comum e em vezes parte do oficio de muitos engenheiros no Brasil.

Tags: Completo engenheiro, Site de engenharia civil, engenharia, Patologias da construção civil.

Notícias

Please reload

Fonte: forumdaconstrucao

 

Veja Você Também:

Please reload

Das três patologias pesquisadas, a maior parte refere-se a problemas de umidade, seguida igualmente por trincas e descolamento de revestimentos;

Parabéns

Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.

*O envio por e-mail sera somente para promoções. 

bottom of page