Elemento Pré-fabricado é um elemento pré-moldado produzido em escala industrial, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, obedecendo a manuais e especificações técnicas.
A tecnologia do Concreto Pré-fabricado.
- Elemento Pré-fabricado é um elemento pré-moldado produzido em escala industrial, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, obedecendo a manuais e especificações técnicas, por pessoal treinado e qualificado, sob condições rigorosas de controle de qualidade, inclusive em laboratório, identificados individualmente ou por lote.
- Elemento Pré-moldado é um elemento executado fora do local de utilização definitiva na estrutura, produzido em condições menos rigorosas de controle de qualidade, mas sujeito à inspeção do próprio construtor.
- Recebimento de concreto em obra.
Vantagens:
• Os elementos são produzidos em formas próprias reutilizáveis; • Redução de desperdícios com materiais;
• Redução de mão-de-obra;
• Rapidez na execução da obra;
• Garantia de usar o artefato de cimento necessário na obra, com a resistência que ela precisa;
• Montagem seca;
• Reduzir o custo com o cimbramento.
Desvantagens:
• Uso de formas para produzir a peça; • Controle rigoroso da produção;
• Detalhamento do projeto e planejamento antecipado e criterioso do empreendimento;
• Mão-de-obra especializada;
• Carga, descarga e movimentação dos artefatos;
• Armazenagem adequada.
CIMENTO
Os cimentos mais indicados para peças pré-fabricadas são o CP V – ARI e o CP I (composto), da classe 40, pois ambos proporcionam elevadas resistências iniciais.
Para a fabricação dos artefatos com uso de protensão com aderência direta e na calda de injeção de pós-tensão, não pode-se utilizar o CP I (alto forno), pois em sua composição existem elementos que podem causar a sua ruptura quando os cabos estiverem sob tensão.
Atualmente o uso dos cimentos estruturais coloridos e de cor branca está em alta, devido ao aumento da participação de Arquitetos no desenvolvimento de sistemas pré-fabricados.
ADITIVOS
Os principais aditivos utilizados em pré-fabricados são os redutores de água de alta eficiência (polifuncionais e superplastificantes), contudo esses aditivos não devem influenciar no início de pega do cimento e no teor de ar incorporado.
Não se recomenda a utilização de aceleradores de endurecimento à base de cloretos, pois podem proporcionar a corrosão da armadura.
Para os concretos coloridos, utilizam-se corantes, mas os mesmos não devem interferir na resistência da peça.
Recomenda-se que para a utilização de qualquer aditivo, sejam realizados ensaios em laboratório.
PRINCIPAIS PROPRIEDADES
À trabalhabilidade, à durabilidade, ao diagrama tensão-deformação, ao módulo de deformação longitudinal à compressão, ao módulo de deformação transversal, ao coeficiente de Poisson, ao coeficiente de dilatação térmica e à retração e fluência aplica-se o disposto na NBR 6118 e, complementarmente, o disposto na NBR 7197.
Engenharia Futuro
Veja Você Também:
Fonte:ebah
À Parte: A tecnologia do concreto pré-fabricado já esta estabelecida no mundo e veio para ficar. Sua ascensão vem em momentos de grande desenvolvimento em cada pais, justamente pela possibilidade de encurtar o tempo da obra devido a praticidade na execução.
Tags: Completo engenheiro, Site de engenharia civil, engenharia, concreto pré-fabricado.
“Não se pode precisar a data em que começou a pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto armado nasceu com a pré-moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Sendo assim, pode-se afirmar que a pré-moldagem começou com a invenção do concreto armado. A realização de estruturas com concretagem local surgiu depois.'' Um grande exemplo delas é a incrível Torre Diamante.
DEFINIÇÃO
Comumente os termos pré-fabricado e pré-moldado são confundidos e às vezes utilizados com a mesma finalidade, porém segundo a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Aracajú/SE:
Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.
*O envio por e-mail sera somente para promoções.