top of page

Os processos de recebimento de concreto em obra.

 

Saiba como acontece o Recebimento do Concreto Dosado

recebimento de concreto em obra
recebimento de concreto em obra
recebimnto de concreto em obra.

Nas Obras

 

Veja Você Também:

Please reload

Please reload

Fonte: Techne

 

 

Recebimento de concreto em obra.

Para assegurar a qualidade das estruturas de concreto, como durabilidade, acabamento, segurança, resistência a inteperismos, é fundamental que se faça o recebimento correto do concreto que chega em diversas etapas nos caminhões-betoneira. Esses procedimentos são fartamente previstos em normas técnicas, manuais nacionais e internacionais, além de práticas recomendáveis compiladas por empresas de serviços de concretágem e associações destinadas à divulgação do uso correto do concreto.

 

Além dos procedimentos de recebimento do concreto, a correta avaliação do material em laboratório depende da observação das etapas recomendadas para retirada das amostras e posterior transporte, respeitando-se quantidades, condições climáticas e estado geral dos equipamentos e ferramentas demandadas.

imagem

 

Recebimento:

Ao receber a nota fiscal do concreto, são verificadas as seguintes informações:

 

 V  Nome e endereço da obra onde está sendo entregue o concreto.
 V  Número do lacre do caminhão-betoneira. Horário de carregamento.
 
V  Tipo de lançamento (bombeado ou convencional).
 V  Diâmetro máximo do agregado utilizado na mistura.
 
V  Abatimento especificado (medidas em milímetro) e fck solicitado (MPa).
 
V  Cimento utilizado, consumo, marca, tipo.
 
V  Aditivo utilizado.
 
V  Traço do concreto em volume (m³).

 

Por que se mede o abatimento?

 

Sabemos que quanto mais água se coloca no concreto, menor resistência ele terá, além de ter suas características modificadas, como tempo de cura, porosidade etc. A adição de água deve ser controlada, pois um concreto no qual tenha sido adicionada água além da quantidade prevista, não deverá ser utilizado.

 

O ensaio de abatimento deve ser feito no momento recebimento do concreto na obra nos permite saber se foi ou não adicionada água além da prevista.

Como realizar o ensaio "in loco"

 

 V  Na camada inferior (primeira camada), é necessário inclinar levemente a haste de socamento e efetuar cerca da metade dos golpes próximos à parede interna do molde. No adensamento das camadas restantes, a haste deve penetrar até ser atingida a camada inferior.
 
V  Após o adensamento, retirado o complemento, o excesso de concreto deverá ser removido com auxílio da própria haste de socamento ou colher de pedreiro, de forma que a superfície do concreto fique nivelada com a extremidade superior do molde.
 
V  A desmoldagem será efetuada elevando-se o molde pelas alças, cuidadosamente, na direção vertical com velocidade constante e uniforme, num tempo compreendido entre cinco e dez segundos.
 
V  O tempo previsto para o enchimento e retirada do molde é de dois minutos e meio.
 
O molde é colocado sobre abas, com auxílio da haste de socamento apoiada sobre o molde, mede-se a distância, em milímetros, entre a haste de socamento e o centro da amostra. Essa distância equivale ao abatimento do concreto.

 

Nota: deverá ser refeito o ensaio se houver desmoronamento ou deslizamento da massa de concreto ou se houver dúvidas sobre o resultado obtido.

Se o abatimento obtido no ensaio estiver de acordo com o especificado na nota fiscal, o caminhão é liberado para descarregar.

 

 V  Deve-se colher a amostra enquanto o concreto está sendo descarregado da betoneira, no terço médio do volume total de descarregamento, ou seja, entre 15% e 85% do volume total do concreto.
 
V  Os moldes de aço devem estar limpos e não devem sofrer deformações durante a moldagem; as superfícies internas devem ser lisas e sem defeitos.
 
V  Os moldes devem ser revestidos (untados) internamente com fina camada de óleo mineral.
 Os moldes deverão ser colocados sobre uma base nivelada, não sujeitos a choques e vibrações.

  - Em alguns casos deve ser misturado aditivos para concreto. 


 V  É importante que os corpos de prova moldados fiquem em local protegido e que sejam armazenados cuidadosamente, fora do alcance das intempéries (sol, vento, chuva etc.). Também devem ser moldados em local próximo àquele em que serão armazenados nas primeiras 24 horas, não podendo haver transporte dos corpos após sua moldagem, garantindo-se que estejam repousados.
 
V  Um corpo de prova bem moldado não apresenta ninhos ou vazios em seu interior, não apresenta poros em sua superfície e tem o topo liso e nivelado.
 Após a retirada da amostra, o prazo máximo para a moldagem deve ser de 15 minutos.
 
V  Deve-se misturar bem o concreto com uma concha ou colher de pedreiro, antes de colocá-lo dentro do molde, para que fique homogêneo.


 A moldagem do corpo de prova, uma vez iniciada, não deve sofrer interrupção.

 

À Parte: O recebimento de concreto em obra se faz por processos bem simples que, no entanto, tem e serve de grande analise do concreto aplicado. O abatimento de cone, por exemplo, assegura a trabalhabilidade, cura e resistência do material, que se mal executado, pode comprometer toda área de concretagem. Outro ponto importante é a nota fiscal. Nela há informações fundamentais para uma correta aplicação do concreto, uma delas, o diâmetro máximo de agregados. Porem a avaliação dessa nota fiscal é por vezes negligenciado.

Tags: Completo engenheiro, Site de engenharia civil, engenharia, recebimento de concreto em 0bra.

Parabéns

Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.

*O envio por e-mail sera somente para promoções. 

bottom of page