top of page

 

Quando se escolhe uma carreira, é mais do que comum que o profissional almeje alcançar objetivos que o conduzam até o sucesso. No entanto, a realidade corporativa mostra que não é tão fácil superar barreiras. É preciso muito mais do que boa vontade para conquistar um espaço em um mercado altamente competitivo. Para Denize Lara Kallás, psicóloga e diretora da Gutemberg Consultores, muitos têm sido os critérios utilizados pela sociedade para aferir o grande sucesso de um profissional.

​

Sua reputação no mercado, seu status, seu grau de colaboração com a sociedade, sua influência, entre tantos outros aspectos é que projetam a imagem do profissional. Porém, é fundamental que o sucesso também deva ser medido pela própria pessoa. A percepção do sucesso envolve prismas, ou melhor, duas visões diferentes: a minha e a do outro. Ambas são importantes. "Tenho sucesso quando estou realizado comigo mesmo, mas também tenho sucesso quando satisfaço a necessidade do outro. A primeira nos dá uma sensação de bem-estar. Mas, é a segunda que atesta o verdadeiro sucesso em um sentido mais social e utilitário porque considera o ambiente. Para nos situarmos as perguntas são: o que eu quero de mim e o que os outros querem de mim?, e, "O sucesso completo é quando atendo as duas perspectivas?", indaga.

​

Quando se escolhe uma carreira, é mais do que comum que o profissional almeje alcançar objetivos que o conduzam até o sucesso.

​

 

Existe um caminho para o sucesso?

Please reload

 

Veja Você Também:

​

Completo Engenheiro

​

À Parte: Sabemos que não há uma receita real de sucesso, a não ser ingredientes usados por aqueles que o conquistou: Determinação, autoconhecimento e muita paciência. Assim como nenhum passo não se é uma sequência de um anterior, a permanência no sucesso deve ser constantemente planejada. É injusto a fato de que depois de muito planejamento e execução, o ponto onde a brisa e mais fresca seja tão fugas, então, é preferível pensar que o sucesso é dividido em pontos intermediários, e não necessariamente na linha de chegada. Isso no mínimo fará da ambição, algo menos cansativo.

​

Please reload

​

Outro fator relevante é que a maioria das pessoas ainda confunde sucesso com status. Isso ocorre porque as conquistas são associadas ao grau de reconhecimento que nos é atribuído por terceiros. Já na empresa, a ascendência da carreira está diretamente retratada pela hierarquia. Dessa maneira, nas grandes corporações o status torna-se um modelo social, mas não é necessariamente um indicativo de sucesso. Ter, obter, receber e conquistar são metas que nem sempre complementam os anseios humanos.

​

O sucesso, comenta Denize Kállas, na maioria das vezes, está ligado a um propósito de vida mais abrangente ou complementar: pessoal, profissional, emocional e espiritual. Exige, portanto, uma integração. No que se refere à carreira, o sucesso profissional pode ter conotações diferentes, de acordo com a percepção de cada individuo, uma vez que depende de anseios particulares. O grau de satisfação e a autorrealização divergem de pessoa para pessoa, uma vez que cada um particularmente busca satisfazer suas necessidades e atribui às suas realizações um valor próprio.

​

Competências e sucesso - Qualquer pessoa que almeja conquistas, independentemente da sua concepção de sucesso, necessita investir no autoconhecimento e auto-desenvolvimento - avaliar as suas crenças e identificar suas reais motivações. Só assim pode adquirir maior discernimento para fazer suas escolhas. É ainda importante saber planejar e implementar ações que levem aos seus objetivos, sem perder o senso de realidade. Isto implica ter disposição para enfrentar e superar, inclusive, decepções que sujam no decorrer do percurso.

Quando questionada, por que é tão difícil as pessoas conquistarem o sucesso, Denize Kállas afirma que isso ocorre primeiramente porque as pessoas não buscam a própria visão de sucesso. "Tendemos a nos comparar aos outros e a admitir enganosamente que devemos ser iguais ou maiores do que eles. Tentamos viver a vida do outro. Ou seja, tentamos o impossível", explica, ao acrescentar que o sucesso profissional pode gerar felicidade, mas quando ocorre isoladamente perde o sentido para o ser humano.

​

Outro fato relevante é que não são raros os casos de profissionais que alcançaram um patamar elevado na carreira e, em pouco tempo, perderam-se no caminho. Mas, por que isso ocorre? Para essa pergunta, a consultora argumenta que tanto o ser humano quanto o sucesso são instáveis. Ambos estão sujeitos às circunstâncias externas - crises e oportunidades. Quanto à pessoa, por exemplo, essa fica também vulnerável a situações que envolvem mudança de interesse, perdas, apatia, saúde entre outros fatores.

​

Perigo à vista - Existem fatores que podem sem dúvida alguma interferir em uma carreira promissora. "Na trajetória profissional é o grau de excelência naquilo que pode realizar comparativamente ao seu grau de experiência ou característica da atividade. Isto se faz notar naquele que é trainee ou presidente, operário de chão de fábrica e diretor. A motivação para a aprendizagem, o conhecimento aplicado, a iniciativa, o equilíbrio e a conduta ética podem ser observadas em qualquer circunstância. A falta delas também", cita Kállas.

​

Se por um lado há profissionais que deixam o sucesso escorregar pelas mãos, existem os que se solidificam no mercado e são disputados pelas empresas. Nesse caso, os talentos destacam-se por ter competências como:


- Tolerância à ambiguidade.
- Capacidade e interesse no autodesenvolvimento.
- Aplicação do conhecimento que detém.
- Resiliência que se manifesta no sentido de se superar sempre.
- Personalidade agradável, que se caracteriza pela sociabilidade.
- Caráter ético, revelado através da conduta.
- Liderança, manifestada através da capacidade de influenciar outras pessoas.
- Independência como, por exemplo, pontos de vista próprios, responsabilidade por suas decisões e por sua carreira.

​

Apoio do RH - Como não poderia deixar de ser mencionado, o profissional de Recursos Humanos pode contribuir para que os profissionais alcancem o sucesso. Para isso, é necessário fornecer feedback na hora certa, valorizar mais o conjunto de talentos de cada pessoa, procurar compreender em que circunstância ou oportunidades o profissional pode se expressar melhor. Além disso, a área de Recursos Humanos também auxiliar o colaborador para alcançar o sucesso, dando suporte para o desenvolvimento, sem obrigatoriamente seguir políticas de descrições de cargos tradicionais.

​

Para quem deseja alcançar o sucesso profissional, a consultora é categórica e afirma que, primeiramente, o indivíduo deve ter a sua própria noção de sucesso e o que deseja alcançar. Além disso, é necessário que a pessoa identifique quais os recursos e talentos já possui, para fortalecê-los. É indispensável ainda: identificar quais recursos necessita adquirir e se é realmente possível; conhecer os seus limites; elaborar um plano realista para o próprio auto-desenvolvimento, buscando o aprendizado continuamente, pois os erros e desacertos surgirão inevitavelmente. "Não condicione a sua felicidade apenas naquilo conquistado. A sua vida tem outros aspectos que precisam ser balizados: família, sociedade e espiritualidade. Nunca deixe de estudar", aconselha Denize Kállas.

​

Por fim, ela enfatiza que o sucesso é temporário, portanto passageiro. As circunstâncias, a auto-percepção e a motivação de cada pessoa podem mudar. Além disso, o indivíduo não deve criticar e tampouco subestime as oscilações que ocorrem na sua vida. É preciso entendê-las, redirecionar-se e se reciclar sempre. "A impermanência do sucesso sugere que você deve estar disposto a tentar tudo novamente e preferencialmente de forma diferente", conclui.

​

Parabéns

Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.

*O envio por e-mail sera somente para promoções. 

bottom of page