Veja Você Também
Projeto desenvolvido em laboratório que buscou uma material com máximo desenvolvido.
Iniciação científica: Concreto permeável de fácil elaboração.
Resumo
O trabalho a seguir inicia uma pesquisa acadêmica do concreto permeável.Visando encontrar uma linha máximo nos valores da propriedade de resistência axial e principalmente a característica de auto índice de vazios e que pudesse ser denominado um material de fácil elaboração, sem o uso de qualquer aditivo. Foi elaborado quatro diferentes traços, usando a relação água/cimento como variável, no entanto também evidenciou a influencia na relação de pasta/agregado e a influência nos tamanhos do agregado graúdo
Introdução
O concreto permeável ou poroso é um material caracterizado principalmente por seu grande índice de vazios que pode chegar em até 25%, segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland.
Devido essa característica, várias construtoras estão adotando o uso desse concreto como a ultima etapa na drenagem pluvial. Recebe forma de pavimento através de blocos pré moldados ou in-loco, se adotado os parâmetros mínimos na sub base do piso, o concreto poroso devolve ao solo sua capacidade de absorção.
Justificativa
A água da chuva ao atingir o solo, percola por ele e alimenta as reservas subterrâneas, do contrario o fluido é retido, aumenta o escoamento superficial resultando numa sobrecarga do sistema pluvial. O rápido avanço das grandes cidades, na maioria das vezes não foi coerente com um planejamento da mesma.
O Brasil está entre os 6 países que mais sofrem com desastres causado por enchentes, segundo levantamentos do Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres.Segunda dados da UOL, um total de 207 pessoas ficou desaparecida no desastre do Rio de Janeiro em 2011.Estimam-se gastos anuais de cerca de R$ 1 bilhão em todo Brasil.
Processos
Materiais usados
-Pasta de cimento e água.
-Agregado graúdo.
Metodologia
-Inicialmente foram determinados os quatro diferentes traços do concreto:
Com os conhecimentos obtidos através de pesquisas, fixou-se um valor intermediário da relação água/cimento e arbitrado os outros três que faria parte de cada montante. Foi determinado também que a relação de agregado p/ brita seria de 0,26.
-Em seguida foi estabelecido a granulometria do agregado usado seria de 6,35-12mm:
Já que um dos fatores importantes na elaboração do concreto poroso é o rigor na uniformidade dos graus do agregado, toda brita usada foi peneirada. A escolha por diâmetros do agregado maiores do que o convencional para esse material, devido o objetivo de alcançar um grande volume de vazios. Nenhum agregado miúdo foi usado.
-Foi definido que o tamanho dos corpos de prova seria de 15cm²:
O tamanho dos corpos de prova deveria ser o suficiente para fazer os testes de compressão e de vazios, e também viável de elaboração.
-Posteriormente foram delimitados os quatro valores de traço do concreto:
Foram moldados dois corpos de prova para cada traço.
-Logo depois foram feitas a concretagem dos corpos de prova:
O concreto foi misturado manualmente, pois o volume de cada traço era insuficiente para que o fosse feito na betoneira.
-Logo em sequencia foram moldados os corpos de prova nas formas já untadas com desmoldante:
O material foi colocado nos corpos de prova sem qualquer tipo de adensamento, evitado a percolação do cimento até o fundo.
-Os corpos foram desmoldados após 24H, e mantidos submersos em água ate execução dos testes.
Foi usado um corpo de prova de cada traço para a execução do teste de compressão axial no fim de 14 e 19 dias. No vigésimo primeiro dia os cubos restantes foram mantidos em estufa durante 24H para o ensaio de volume de vazios.
Valores e resultados
Traço 1:
O material estava com aspecto poroso e apresentou um bom índice de vazios, porém se obteve baixos valorna resistência à compressão.
Traço 2:
O corpo de prova se mostrou bem mais resistente à compressão, mas o índice de vazios sofreu uma grande baixa.
Traço 3
O cubo votou a um razoável valor no índice de vazios, mas a capacidade de resistir carga ainda continuava baixa.
Traço 4
O cubo voltou a um razoável valor no índice de vazios, mas a capacidade de resistir carga ainda continuava baixa.
Conclusão
Os traços desenvolvidos se apresentaram com bons índices de vazios, chegando em até 34%, um resultado satisfatório se considerando que esse é um dos pontos que mais caracteriza a função do concreto permeável. Em contraponto os mesmos se mostraram fracos, no que impossibilita a utilização do material para uso paralelo do concreto poroso. A linha máxima não foi alcançada.
Tais resultados foram apropriados à escolha de britas com diâmetros maiores. Uma granulometria menos de agregado graúdo possibilitaria uma melhor distribuição das forças e levaria a maiores resultados na resistência à compressão.
Veja Você Também:
Completo Engenheiro
Escrito por: Igor Honorato
À Parte:
O projeto foi desenvolvido por me Igor Honorato e outros três alunos do 7º período de engenharia civil: André Freire, Dannilo Magalhães e Flávio Malva. Foi estimulado por um programa de iniciação científica da faculdade que tem como intuito inserir alunos ao campo de pesquisas.
Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.
*O envio por e-mail sera somente para promoções.