Constituídas por vigas geralmente de concreto armado, é um tipo de fundação usada quase sempre em fundações pequenas e rasas.
Vigas Baldrame
Constituídas por vigas geralmente de concreto armado, viga baldrame é um tipo de fundação usada quase sempre em fundações pequenas e rasas. Tem função de empregar mais estabilidade a estrutura por auxiliar na distribuição das cargas da estrutura diretamente no solo. Auxilia também no travamento dos pilares inferiores, diminuindo o deslocamento horizontal e momento fletores nos mesmos, por isso, não se elimina seu uso em obras verticalmente maiores.
Os processos para construção da viga baldrame é relativamente simples. A inicio são feitas valas no solo onde as vigas iram passar e se encontrar com os pilares, recomenda-se que as valas não tenham menos que 40 cm de profundidade no solo, para garantir sua instalação em solo firme e não em solo solto, comum em superfícies. Caso prefira, pode ser feito um concreto magro de cimento, água e areia e brita, sem ferragem, de 5 cm de profundidade jogados dentro das valas, de forma a garantir a estabilidade dos baldrames.
À Parte: Já existem alguns pequenos estudos que conclui ser conveniente o uso das estacas baldrames também em construções maiores, diminuindo a dimensão dos pilares inferiores e aumentando a estabilidade da estrutura. As vigas que travadas nos pilares, servem como tirantes que tende a travar e a impedir o deslocamento horizontal da estrutura alem de também na diminuição dos pilares quanto a resistir os momentos fletores submetidos a eles.
Tags: Completo engenheiro, Site de engenharia civil, engenharia, viga baldrame.
Veja Você Também:
Fontes: www.ecivilnet.com, construindodecor.com.br, www.ebah.com.br, suaobra.com.br
Nas Obras
- O uso da Lama Bentonita em Fundações profundas.
Em seguida são moldadas e construídas as formas onde será despejado o material que ira compor a viga baldreme, quase sempre de concreto armado. Depois da cura que deve ser feita de forma adequada assim como em qualquer outra parte da obra, é feito a impermeabilização das vigas, para garantir a integridade do concreto e proteção das armações contra efeitos externos do solo, entre outros agentes, a umidade. O processo de impermeabilização não deve ser negligenciado se existe a preocupação de preservar a vida útil da fundação, e logo a estrutura em si.
Nas vigas baldrames internas pode se fazer o uso de vigas pré-moldadas, que facilita e acelera todo o processo de construção do mesmo.
Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.
*O envio por e-mail sera somente para promoções.