A lama bentonítica
é amplamente utilizada na construção civil com o objetivo de proporcionar a sustentação do solo em escavações de fundações.
Entenda o funcionamento da lama Bentonita
A lama bentonítica, constituída basicamente por água e bentonita, que é uma rocha vulcânica, é amplamente utilizada na construção civil com o objetivo de proporcionar a sustentação do solo em escavações de fundações. O material é bombeado para dentro da cavidade e, por efeito da agitação, sai de sua forma gelatinosa denominada “cake”, quando em repouso, com ação anti-infiltrante e passa a ficar com aspecto mais fluido. A coluna de lama bentonitíca exerce sobre as paredes do buraco uma pressão, ao preencher os vazios e adquirir rigidez, o que passa a impedir o desmoronamento das paredes da cavidade e dispensando-se o uso de revestimentos. Daí, sua extrema importância para as edificações.
O material é transportado em pó, com uma concentração variando de 25 a 70 kg de bentonita por metro cúbico de água, em função da viscosidade e da densidade que se pretende obter.
Processos de Aplicação
-
Para iniciar a escavação é colocado um tubo de boca que irá alinhar e estabilizar o solo, fazendo com que o furo seja o mais vertical possível para receber a armação
2- No decorrer da escavação, a lama betonitica é aplicada de forma simultânea, fazendo sua função de estabilizar o solo.
3- A escavação e retirada do solo já contaminado pela lama ocorre de forma repetitiva. O material então contaminado deve ser retirado do local e encaminhado para seu devido descarte.
4- Terminada a escavação, é colocada a armação na cavidade do solo.
5- Um caminhão betoneira bombeia o concreto diretamente na parte da cavidade. O bombeamento exerce uma preção que unidos ao fato do concreto ser mais denso que a lama, a expulsa, permitindo o total preenchimento de concreto na cavidade.
Preocupações na Concretagem:
Antes da concretagem, é importante verificar o grau de contaminação da lama por partículas do solo em suspensão. Esta contaminação provoca um aumento de peso específico da lama, prejudicando a qualidade da concretagem. Recomenda-se que, nesta ocasião, o peso específico medido na balança de lama não ultrapasse 1,3 g/ml.
O concreto a ser utilizado deve ser de grande trabalhabilidade (19 a 21 cm no 'slump-test') e um consumo de cimento elevado (não menos que 350 kg/m³) para possibilitar resistências de 10 mpa em corpos de prova com 7 dias e de 18 mpa com 28 dias.
As particularidades que se apresentam na disposição das barras da armadura, e, às vezes, a deficiente aderência entre a armadura e o concreto lançado sob suspensão de bentonita exigirão uma cuidadosa ancoragem dos ferros. As barras verticais deverão ficar por fora e as horizontais, por dentro. O espaçamento livre entre os ferros deverá ser de no mínimo 10cm entre faces dos ferros e no máximo de 20cm.
À Parte: O uso da lama betonitica é bem antigo em escavações profundas, foi muito usado para escavar os primeiros poços de petróleo. Devido seu elevado custo de descarte, chegando a custar em torno de R$ 500,00 mil no uso corriqueiro, já existe no mercado materiais polímeros sintéticos que substitui a lama. Esse material tem um custo unitário mais elevado, no entanto ele pode ser tratado e reaproveitado, possibilitando uma economia de mais de R$ 100 mil à obra.
Nas Obras
Veja Você Também:
Fonte: loremi, ufrgs, equipedeobra, fundesp, geofix
Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.
*O envio por e-mail sera somente para promoções.