Ao ser liberada por pressão, se expande em contato com o ar que adere à suas partículas e atribui volume. Esse comportamento expansivo justifica a sua função de vedação.
Espuma expansora
Como o nome já diz, espuma expansiva é um material com aparência de espuma elástica feita com poliuretano como principal material de composição. Ao ser liberada por pressão, se expande em contato com o ar que adere à suas partículas e atribui volume. Esse comportamento expansivo justifica a sua função de vedação, calefetação, fixação e isolamento.
Utilização:
A utilização da espuma expansiva utilização vai de assentamento de batentes e janelas de diversos materiais, até alinhamento de paredes e preenchimento de juntas de dilatação. O produto resultado dessas aplicações são, por exemplo, controlar a movimentação nas juntas evitando trincas, uma das principais patologias em obras; vedação altamente permeável devido o encorpamento do material e preenchimento de vazios; valores expressivos em isolamento acústico e térmico.
Vantagens:
Não é caro;
Bom rendimento;
Eficaz contra ação de chuva, vento, poeira e correntes de a;.
Sustentável, não polui ar ou lençol freático;
Fácil descarte, podendo ser dispostos em aterros sanitários;
O material é econômico e eficaz contra a ação chuva, vento, poeira e correntes de ar;
Sustentável, a espuma também pode ser disposta em aterros sanitários, sem poluir o ar ou o lençol freático;
Preenchimento homogêneo e constante;
Permite acabamento, podendo ser nivelada, lixada e pintada;
Isolante térmico e acústico;
Fácil utilização, seguindo guia de utilização acessível no produto, descarta mão de obra profissionalizada;
Valores das principais características:
Expansão de 3 á 4 vezes seu volume inicial;
O alto poder isolante resulta, dependendo da aplicação, numa perda térmica de até 50%;Isonoração em torno de 1,5 dB por centímetro de espessura de espuma. Esses valores corresponde por exemplo: Se o incomodo sonoro for de 70dB, para uma caixa-de-ar preenchida com 10 cm de espuma, o valor sonoro reduz para cerca de 15 dB.
Nas Obras
Veja Você Também:
Fontes: mutua.com.br; crialazer.com; construindodecor.com.br
À Parte: Um erro comum que pode reduzir a eficiência da espuma expansiva é voltar à atenção no uso da mesma somente para a aplicação em si, sendo que a limpeza do local também é de grande importância. Uma dica é finalizar a limpeza do local com água limpa, para aumentar a aderência e assim evitar que o material ceda à pressão ou encolha.
Tags: Completo engenheiro, Site de engenharia civil, engenharia,
material de vedação
Aplicação:
O local que ira ser aplicado a espuma expansiva, deve receber um processo de limpeza a nível de partículas de poeira. Após isso, é preciso inserir o tubo no aplicador e cortar o bico de acordo com tamanho desejado, preencha o gatilho lentamente para iniciar a aplicação, sempre com a embalagem de cima para baixo, levemente inclinada, aplicando a espuma com maior atenção nos cantos. É preferível que seja feita uma aplicação com velocidade média e continua, para melhor aproveitamento do material.
Qualquer erro não desejado na aplicação, basta retirar a espuma por corte com uma serra.
- A real função da Manta Térmica.
Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.
*O envio por e-mail sera somente para promoções.