top of page

Engenharia Futuro

Parabéns

Receba links dos principais postes do Completo Engenheiro diretamente no Whatsapp.

*O envio por e-mail sera somente para promoções. 

 

O revolucionário Concreto Vivo, o concreto que se cura sozinho.

Cientistas desenvolvem o concreto que se cura de sozinho de trincas.

Concreto que se cura sozinh

 

O campo da ciência dos materiais está em constante desenvolvimento e na área da engenharia não poderia ser diferente. Nos últimos anos vimos o surgimento de materiais de grande desenvolvimento tecnológico como o Grafeno e Cimento Elétrico, e o importante aprimoramento do Concreto Permeável.

Agora, um professor do campo da ciência chamado Henh Jonkers e sua equipe, criaram um concreto que tem a surpreendente capacidade de auto-cura. Este concreto concerta sozinho pequenas trincas, por meio da mistura de bactérias em sua composição. São pequenas trincas mas que podem tender ao seu colapso se não concertadas, daí sua importância.

O concreto vivo é a mistura do concreto biológico ao concreto tradicional, mais o chamado “agente de cura” criado pelos cientistas.

O desenvolvimento deste inovador material durou pouco mais de três anos devido a necessidade de encontrar uma bactéria ideal para a produção do calcário.

Essa bactéria deveria demostrar grande resistência e resiliência em ambientes com altos índices de pH, além de ter a capacidade de se manter vários anos adormecida até que pudesse ser ativada quando ocorresse as fissuras no concreto.

O interior do concreto é um ambiente nocivo para pequenos organismos como bactérias, principalmente devido ao seu alto pH. Os pesquisadores buscaram então, por ambientes alcalinos e estudaram as bactérias desses ecossistemas. A escolha veio depois dos lagos da Russia onde moram grandes quantidades da bactéria escolhida por eles, a bacilos.

Porém, a escolha da bactéria ideal não foi o único desafio a ser vencido para a criação de um concreto vivo, foi preciso inventar um meio das bactérias serem ativas somente quando necessário.

concreto que se cura sozinho

 

Jonker decidiu pelo uso de cápsulas biodegradáveis que ficariam do lado das bactérias. Essas cápsulas se romperiam ao surgimento de trincas liberando o lactato de cálcio, que alimenta a bacilos e juntos produzem o calcário. A produção do calcário é ativo simplesmente no contato da água da chuva, por exemplo, que escorre pelas trincas até a mistura.

À Parte: É genial o fato da água, que pode danificar tanto o concreto quanto a armações de metal, neste caso ser usada a favor do concreto.

O desenvolvimento do Concreto vivo pode se uma solução para uma grande questão da engenharia civil que é a vida útil do concreto.

Apesar do concreto vivo ser capaz de regenerar até então fissuras de apenas 0,5 cm, é nessas pequenas rachaduras que pode se iniciar o futuro colapso de estruturas devido à oxidação das armações.

Segundo pesquisas de 2018, existem somente em São Paulo 73 pontes e viadutos com problemas patológicos.

 

Tags: artigo cientifico, concreto auto-curavel, concreto que se cura sozinho, completo engenheiro.

 

Veja Você Também:

Please reload

Please reload

bottom of page